Autonomia Verde

GM apresenta Chevy Volt com pilha de hidrogénio

Sem emissões poluentes, a tecnologia E-Flex, que utiliza pilhas de combustível a hidrogénio no Chevrolet Volt, permite uma autonomia de 483 quilómetros.
Maior empresa mundial da indústria automóvel, a norte-americana General Motors (GM) deu um passo decisivo na procura de soluções que não dependam do petróleo, com a apresentação do Chevy Volt no Salão Automóvel da cidade chinesa de Xangai. O modelo tem incorporada uma nova geração de pilhas de combustível, que recorre à tecnologia de hidrogénio, com metade do tamanho da versão anterior.
Em comunicado, a marca norte-americana refere que a nova arquitectura de propulsão eléctrica E-Flex para aplicar em veículos automóveis, recorre a uma bateria de iões de lítio, permitindo uma propulsão sem petróleo, nem emissões poluentes, e precisando apenas de metade da quantidade de hidrogénio requerida pela anterior geração.
Os motores com tecnologia de hidrogénio não geram quaisquer emissões poluentes, libertando apenas vapor de água, pelo tubo de escape.
No caso do Chevrolet Volt, com a nova pilha de combustível pesa menos 30 por cento do que o modelo anterior e o sistema de propulsão, integrado sob o capot, equivale em tamanho a um motor convencional de quatro cilindros com transmissão automática.
O Volt pesa assim 1.588 kg, possuindo painéis moldados de plástico nos guarda-lamas, nas janelas, no painel de instrumentos e no volante, que permitiram reduzir o peso em 30 a 50 por cento por componente.
A arquitectura E-Flex da GM incorpora diferentes sistemas de propulsão do automóvel baseados na energia eléctrica, com geração de electricidade por diferentes fontes. Ou seja, com a nova geração de pilhas de combustível pode-se aumentar a autonomia em 34 quilómetros utilizando uma função adicional.
Isto porque, a GM sustenta que a arquitectura E-Flex tem a vantagem de suportar diferentes fontes de fornecimento de electricidade, desde baterias clássicas ou pilha de combustível até energias como a solar e eólica, além de biocombustíveis, gás natural e outros.
MAIS INFORMAÇÃO AQUI.

3 comments:

silvie said...

Sim, estes novos modelos são a esperança para reduzir a nossa dependência aos automóveis a gasolina ou gasóleo. E viva a inovação tecnológica.O único senão desta nova geração de carros é que são ainda a preços proibitivos para que se usem em maior número e produzam impacto significativo na qualidade do ar, pelo menos por agora. Provavelmente isso já aconteça na próxima geração.

silvie said...

Sim, estes novos modelos são a esperança para reduzir a nossa dependência aos automóveis a gasolina ou gasóleo. E viva a inovação tecnológica.O único senão desta nova geração de carros é que são ainda a preços proibitivos para que se usem em maior número e produzam impacto significativo na qualidade do ar, pelo menos por agora. Provavelmente isso já aconteça na próxima geração.

silvana said...

Daqui Ivandro, não é Silvana.
De facto, o futuro será dos carros não-poluentes pelo que a dependência do petróleo está a chegar ao fim, esperemos todos nós. Quanto mais não seja, as reservas hão-de acabar e teremos mesmo que nos adaptar :-)
O que vale é que para além de serem carros ecológicos, finalmente começam a preocupar-se com o design que é algo que antigamente afugentava muita gente. Veja-se agora os Hondas, Mazdas, Toyotas que finalmente os híbridos se tornaram carros ecológicos e bonitos. E pronto, o meu primeiro comentário num blogue de internet!