Óleo de cozinha: um poluente do nosso quotidiano.


Deitar o óleo de cozinha pela rede de esgostos é um erro gravíssimo e que traz consequências muito negativas para o ambiente. A presença de óleos e gorduras na rede de esgoto pode originar sérios problemas de entupimento e mau cheiro. Além disso, o óleo de cozinha pode chegar ao oceano através das redes de esgotos. Em contacto com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reacções químicas que resultam em emissão de metano, através da acção anaeróbica de bactérias. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa que contribui para o aquecimento da terra. Outra situação que poderá acontecer é o facto do óleo ser mais leve que a água, ficando na superfície e criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática.
Por essas razões NUNCA se deve deitar o óleo de cozinha usado pela rede de esgostos!
Infelizmente, não parece existir alternativas ideais para nos livrarmos da melhor forma desse líquido poluente que utilizamos no dia-a-dia. No entanto, alguns profissionais sugerem colocar os óleos utilizados numa garrafa de plástico (por exemplo, as garrafas de bebidas ou até a do próprio óleo) fechá-las bem, ou num saco de plástico bem fechado e sem ar e, posteriormente, colocá-los no contentor normal de lixo indiferenciado. Está referenciado que em algumas cidades existem uma espécie de óleo-ecopontos.

Existem alternativas interessantes para reaproveitar o óleo de cozinha e uma delas é fazer sabão. Outras formas de reutilizar o óleo de cozinha é transformá-lo numa alimentação animal ou em biodiesel. Como não são processos simples, o melhor seria haver entidades/empresas especializadas na reciclagem que se responsabilizassem pela recolha do óleo usado e seu, posterior, reaproveitamento.

2 comments:

teresa said...

O melhor é mesmo optar por uma alimentação bem saudável dizendo não aos fritos ;-)
Poupava muito ao ambiente e ao nosso corpo...
Em Portugal, sabes de alguma dessas empresas de reutilização de óleos?

silvana said...

Durante a pesquisa sobre o assunto na net percebi que em Portugal há empresas que aproveitam o óleo de cozinha usado e há concelhos que estão equipados com contentores específicos para essa recolha, os chamados "oleões". No entanto, não consegui saber especificamente quais as empresas e quais os concelhos. No resto da Europa, é fácil encontrar contactos dessas empresas.

Um site interessante sobre reciclagem: http://www.recyclenow.com/