Aqui está a resposta ao pedido de informações! (I)

Parte 1 - Resposta do IACM:

Relativamente à questão que colocou neste Centro, levamos ao conhecimento de V.Exa. a tradução para português, feita por este Centro, da resposta em chinês que recebemos do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais em 14.06.2007:

Agradecendo, desde já, a carta enviada pelo cidadão e as opiniões preciosas apresentadas, informamos que as duas companhias de autocarro e o sector de táxi de Macau introduziram recentemente veículos ecológicos, tendo uma dessas companhias introduzido veículos híbridos que funcionam a gasolina e electricidade.

Em virtude da existência de limitações no domínio da construção de infraestruturas, manutenção e conservação de equipamentos, pessoal especializado em reparação, oficinas de reparação e postos de fornecimento de energia, a utilização de veículos a gás ou gás natural em Macau exige um período de tempo para proceder a análise. Além disso, é do nosso conhecimento que o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético está a fazer estudos sobre a utilização de gás natural para produção de energia e de veículos a gás natural.
De acordo com o Quadro IV anexo ao Regulamento das Inspecções e da Fixação de Diversas Características dos Veículos Automóveis vigente, o valor máximo admissível para a emissão de gases de escape por unidades de fumo (HSU) nos veículos a gasóleo é de 60 (sessenta).”

Centro de Atendimento e Informação ao Público

2 comments:

teresa said...

É bom saber que já temos híbridos entre nós :-)
O IACM também já adquiriu alguns destes veículos, o que também é bom saber.
Melhor seria estender esta medida a todos os veículos do governo. Seria exemplar!

silvie said...

Sim, essas devem ter sido aquisições muito recentes e que aparentemente nem foram muito divulgadas. Sim, o uso de híbridos pela Administração seria um incentivo para eventualmente reduzir os preços de venda e promover a criação de serviços de manutenção e reparação especializados em híbridos.